


Cinemateca


O cinema é um produto cujas significações não são somente cinematográficas, mas socioculturais. Os filmes trazem, assim, implícita ou explicitamente, visões de mundo, posições institucionais, políticas e ideológicas. Para o ensino de história, os filmes são um recurso didático de grande auxílio, pois permitem a aproximação dos alunos com as temáticas da disciplina por meio de uma linguagem atual e familiar, além de servir como forma de descentralizar o papel hegemônico dos manuais escolares e das fontes escritas como únicos recursos para a aprendizagem em sala de aula. Os filmes, como qualquer outra fonte histórica, devem ser problematizados e historicizados. Dessa forma, não cabe usá-los como reflexo do passado, pois as informações presentes nas películas estão mais diretamente ligadas à época em que o filme foi produzido do que à época que retratam.


Categorias


François Deplagne, iluminura do manuscrito La Cité des Dames (séc. XV) - Bibliothèque Nationale de Paris.
Marco Polo, Devisement du monde ou Livre des Merveilles. Animaux de Malabar. Paris, vers 1410-1412.

